Atendimento (48) 99128-1797 4899 128-1797 (WhatsApp) Segunda a Sexta-Feira das 9hs as 18:30hs

Cutelaria

CUTELARIA

Canivete, Faca, Facão ou Multitool?

Na cutelaria, é importante saber de qual tipo de faca você precisa, pois um canivete não pode fazer o trabalho de um facão, do mesmo jeito que o facão não poderia fazer o trabalho de um canivete, então vamos dar uma olhada nas diferenças.

 

CANIVETE: Os canivetes são feitos para ser em maioria, uma lâmina EDC (EveryDay Carry) que são feitos para ser utilizados no seu dia-a-dia, são consideravelmente versáteis e pequenos e de boa confiança para defesa pessoal. Não são a melhor opção para camping, mas conseguem dar conta do trabalho. É sempre bom ter um canivete com você, pois você pode não saber quando, onde ou no que você vai usar ele, mas você pode ter certeza que você vai precisar.

 

FACA: A faca é uma versão consideravelmente mais resistente de um canivete, feita para trabalhos mais pesados como o corte de materiais mais resistentes. A faca é a melhor opção para pessoas que gostam de aventuras ou que trabalham no ramo tático, pois a faca é feita para trabalhos pesados ou que um canivete não conseguiria fazer. Não será a melhor opção para o seu dia-a-dia, a não ser que você faça algo que requer uma lâmina forte e resistente. (ISSO TAMBÉM SE APLICA À PÁS TÁTICAS PEQUENAS)

 

FACÃO: O facão seria a opção menos versátil, onde só se torna útil em certas ocasiões. O facão em sua maioria é utilizado para trabalhos extremamente pesados, podem ser usados para camping e aventura, onde o facão para mato se torna extremamente útil ao cortar árvores um pouco macias, mato, e até para caça. No mundo tático ele não se torna tão bom por conta de seu peso, porém se tornando bem útil quando necessário. Mas o facão de jeito nenhum é uma boa ideia para um dia-a-dia em uma cidade por não ter muita necessidade e pode até arranjar alguns problemas se exposto em público. (ISSO TAMBÉM SE APLICA À MACHADINHAS E PÁS TÁTICAS GRANDES)

 

MULTITOOLS: As ferramentas Multitools não são tão diferentes de canivetes, até tendo canivetes multi-funções. A principal diferença das ferramentas multi tools e canivete, é que as ferramentas não são muito fortes em serem usadas como uma faca, as ferramentas multi tool são uma peça importante do seu EDC por elas serem usadas em diversas tarefas diferentes, sendo a opção mais versátil. Porém é importante ver quais ferramentas ela possui incluída para saber se tem o que você precisa. A ferramenta multitool pode ser útil na maioria das situações sem se importar se é camping, aventura ou usada na área tática.

 

SEMPRE VERIFIQUE:

-Espessura da lâmina

-Tamanho

-Material da lâmina e cabo

-Especificações

 

CURIOSIDADES

-Se a Lâmina de uma faca tiver sido fabricada separada do Espigão (parte de metal dentro do cabo feita para segurar a lâmina), pode resultar em uma lâmina que pode dobrar facilmente e provavelmente quebrar. então é importante que a lâmina já tenha sido feita no mesmo pedaço de metal que a lâmina


 

-Há uma grande diferença entre os tipos de espigão de uma faca, existindo dois tipos de espigão principais: Espigão Escondido e Inteiro.

Facas de espigão inteiro tendem a ser mais resistentes e utilizadas para camping, aventuras e ramo tático, porém são mais pesadas. O escondido é o oposto, sendo mais utilizado para coisas mais simples, sendo menos resistente porém mais leve, muito usados para cozinha.

-Canivetes possuem diferentes tipos de aberturas, onde é importante saber qual é a abertura dele, para não resultar em acidentes. A seguir um breve resumo dos diferentes tipos de aberturas de um canivete

 

°Abertura assistida - A mais convencional, onde a abertura da lâmina do canivete é feita de forma manual com a ajuda de uma pequena alavanca no torso do canivete (normalmente na parte traseira do cabo do canivete quando fechado)

°Abertura automática: como o nome diz, essa abertura é totalmente automatica, em sua maioria somente requerendo que o usuário aperte um botão para a liberação da lâmina, mas tome cuidado para não deixar seu dedo no caminho, pois a liberação desses canivetes costumam sendo extremamente rápidas podendo resultar em acidentes.

 

°Abertura frontal: as aberturas frontais não costumam ser tão diferentes de aberturas automáticas, requerendo que você empurre ou aperte um botão para a liberação da lâmina, com a maior diferença é que em vez de abrir pelos lados, a lâmina sai da parte da frente do canivete.

 

°Abertura wave: utilizados majoritariamente para defesa pessoal, os canivetes com abertura wave tem uma trava que deve ficar presa dentro do bolso da sua calça e que libera a lâmina assim que é sacado.

 

°Abertura simples: não se engane pelo nome, esse tipo de abertura é uma das mais complexas, que requer certa habilidade ou prática para poder ser usada de forma rápida sem se ferir. As aberturas simples são usadas em maioria nos canivetes estilo butterfly, por exemplo o canivete Flyer da Invictus. Essa abertura se trata de um cabo separado em dois pedaços que são unidos por uma trava que pode ser liberada na parte de baixo do canivete, onde você abre e fecha o canivete ao mover as duas peças para o lado contrário. Esses canivetes são muito utilizados para fazer manobras, existindo até variações com lâmina cega ou trocada por outro objeto como pentes ou abridor de garrafas, feitas exatamente para a prática dessas manobras.