Bastão de Caminhada

Vantagens do Uso do Bastão de Caminhada:

1. O bastão de caminhada alivia as tensões na coluna e nos membros inferiores, principalmente nos joelhos, que sofrem grandes impactos durante os aclives e declives dos terrenos, prevenindo possíveis lesões.

2. Com os bastões, passamos a utilizar os músculos superiores, além dos inferiores. Isso permite que se tenha um maior gasto calórico, exercitando mais o corpo, especialmente nas subidas.?

3.Como os membros superiores ficam em constante movimento, é possível evitar os inchaços que são comuns nas caminhadas mais longas.?

4.Geralmente, as trilhas são realizadas em terrenos com muitos acidentes naturais. Nesse caso, o bastão é essencial para manter o equilíbrio – ao se ter quatro apoios para caminhar, minimizamos a possibilidade de entorses de tornozelos, joelhos e de quedas.

5. Dificulta quedas em terrenos escorregadios, como cursos de água. Além disso, quando elas acontecem, o uso do bastão reduz os danos.?

6. Nas subidas, o bastão de caminhada serve como apoio para o impulso e para aliviar o trabalho dos membros inferiores.?

7. O acessório ainda serve como “cobaia”: antes de pisar em terreno suspeito, você pode usá-lo para examinar as condições de onde vai colocar seus pés. Auxiliam, também, ao atravessar rios ou córregos.?

8. No caso de acidentes, o bastão pode servir como uma muleta ou uma tala improvisada até que se possa conseguir a ajuda adequada.?

9. Esse acessório promove um ritmo de caminhada mais estável e seguro.?

10. Os bastões são multiuso, reduzindo assim a quantidade de equipamentos para carregar: podem servir como suporte para barracas e toldos, como tripé para fotografia e caso seja necessário fazer uma sinalização, substituem as hastes de bandeiras, entre outras utilidades.?

11. Além disso, eles costumam ser dobráveis e leves, por isso não fazem muito volume na mochila.

 


?