Binóculos e Monóculos

Como escolher seu Binóculo

https://outside360.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Melhores-bin%C3%B3culos.png
 

Considerando que o binóculo é projetado para trazer clareza às suas experiências ao ar livre, é incrível como as coisas ficam confusas ao tentar decidir qual binóculo é o ideal. A melhor maneira de avaliar o desempenho óptico e a facilidade de uso de um binóculo é ir a uma loja e experimentar vários antes de fazer sua escolha. Dito isso, aqui estão algumas coisas importantes que acreditamos que poderão ajudar a você a entender, facilitando na hora de escolher o melhor binóculo.

 

 

Introdução rápida sobre como escolher um binóculo

O que significam os números (especificações) nos binóculos? Os números dos modelos dos binóculos dizem

C:\Users\Ébano\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Partes do Binóculo.jpeg

basicamente sua força (poder de ampliação) e tamanho (diâmetro da lente objetiva). Um binóculo 8x42, por exemplo, "8" é o poder de ampliação e "42" é o diâmetro (em milímetros) das lentes objetivas (as lentes mais próximas do objeto que você está visualizando). O tamanho da lente objetiva dá ao usuário uma compreensão de quão fisicamente grandes são os binóculos e quanta luz eles podem captar. Quando entender o que esses números significam e como eles afetam sua visualização, você saberá se está escolhendo o binóculo que será bom para observar pássaros, observar estrelas ou usar em um barco em movimento, por exemplo. (Abaixo, entraremos em mais detalhes sobre as especificações binoculares.)

Por que binóculos com especificações semelhantes são mais caros do que outros? É o que está dentro que conta, e a ótica avançada é um grande motivo pelo qual o preço de um binóculo semelhante pode variar em centenas de reais.

Quais outros recursos são importantes a serem considerados ao comprar binóculo? Um revestimento de borracha de proteção, uma construção à prova de água e embaçamento, influenciam no preço e, dependendo do uso pretendido, podem valer a pena a atualização.

Como escolho o binóculo de uso específico? Se deseja um binóculo com uma finalidade específica, como observação de pássaros, baleias ou astronomia, as diretrizes básicas abaixo podem ajudar a restringir suas escolhas. A ampliação e o tamanho são o ponto de partida, mas a ótica e os recursos também devem ser levados em consideração na sua decisão.

 

hiking iconMochila e caminhada: Como o tamanho e o peso são caracteristicas importantíssimas para quem está de mochila, vai querer um binóculo compacto e com ampliação de 8 a 10, e um diâmetro de lente objetiva menor que 28 (8x25, 10x25, 8x28 e 10x28 são escolhas boas ). Um binóculo com revestimento de borracha é interessante, pois será mais durável e os modelos resistentes à água ou à prova d'água ajudarão na exposição aos elementos.

 

birding iconBinóculo para observar pássaros:Vamos presumir que você esteja menos preocupado com o tamanho e o peso, então pode buscar modelos de tamanho médio e grande (binóculos 8x32 e 8x42 são populares entre os observadores de pássaros). Enquanto a ampliação de 10 pode parecer útil para olhar um animal pequeno, um binóculo idêntico com uma ampliação de 8 terá um campo de visão mais amplo, que é a chave para localizar pássaros. A resistência à água também é um bom recurso, assim como os modelos que não.

 

whale watching icon

Binóculo para observação de baleias, vida selvagem e safáris: Os modelos populares incluem 8x32, 8x42, 10x32 e 10x42. Use uma ampliação maior (10 em vez de 8) quando for provável que esteja longe dos animais. Escolha o tamanho médio (lente objetiva de 32 mm) em vez de tamanho normal (lente objetiva de 42 mm) se quiser algo um pouco mais compacto. A resistência à água também é importante - vá com modelos totalmente à prova d'água quando for observar animais a partir de um barco

 

paddling iconBinóculo esportes aquáticos: Se você for para água em uma canoa, caiaque, SUP ou barco de observação, você pode querer usar uma ampliação menor, como 8 ou menor, porque uma maior (10 por exemplo) a ampliação pode tornar a visualização estável bem desafiadora. Escolher um modelo à prova d'água também é uma boa ideia, por razões óbvias. 8x32 é um tamanho bem popular.

 

stargazing iconBinóculo para observar as estrelas: Aqui é onde você deseja maximizar a ampliação, bem como a capacidade de captação de luz de um binóculo em tamanho real. 10x42 ou 10x50 são opções a serem consideradas; se você preferir uma ampliação maior, eu indico a utilização de um tripé, pois manterá binóculo estável.

 

Compreendendo as especificações do Binóculo

Tamanho

Simplificando, os binóculos são divididos em categorias compactas, médios e grandes, com base no tamanho de suas lentes objetivas (o segundo número nos nomes dos modelos). Observe, porém, que as variações na ótica, design e construção ainda podem significar que os modelos com lentes objetivas do mesmo tamanho serão diferentes em tamanho e peso.

C:\Users\Ébano\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Tamanho de binóculos.jpeg

  • Compactos: o tamanho da lente objetiva é inferior a 30 mm (8x25, 10x28, etc.)
  • Médios: o tamanho da lente objetiva é de 30 mm a 40 mm (10x30, 8x32, etc.)
  • Grandes: o tamanho da lente objetiva é maior que 40 mm (8x42, 10x50, etc.)

 

Se você pensa em colocar o binóculo dentro de sua mochila, modelos compactos e leves são os mais indicados. Os modelos de médio porte podem fornecer imagens mais brilhantes, sendo mais confortáveis se precisar segurar por longos períodos. Isso pode mudar com um binóculo grande, que algumas pessoas acham muito pesados para segurar por longos períodos de tempo e acabam utilizando o suporte, como tripés.

 

Poder de ampliação

Na maioria das vezes, você escolherá entre uma ampliação de 8 ou 10, embora também possa encontrar modelos com ampliações menores ou maiores.

  • Binóculo de 8 potência: um campo de visão mais amplo
  • Binóculo de 10 potência: uma visão mais próxima e detalhada

Um binóculo 8x25, 8x32 e 8x42 fornecem a mesma ampliação: um objeto aparecerá 8 vezes mais próximo do que seria ao seu olho não assistido.

 

Uma observação sobre binóculo com zoom: embora pareça a solução definitiva, há desvantagens na qualidade da imagem. Se você está considerando um binóculo com zoom, compare com alguns modelos de ampliação única antes de fazer a escolha final.

 

Embora possa parecer que “quanto maior a ampliação, melhor”, nem sempre é esse o caso. Como a ampliação também amplifica o movimento de suas mãos, o binóculo com poder de ampliação superior a 10 dificultam a visualização estável, portanto, seria uma escolha ruim se você estiver em um barco em alguma plataforma móvel.

 

Campo de Visão

O poder da ampliação também tem um efeito direto no campo de visão (uma ampliação menor o expande; uma ampliação maior o estreita).

Ter um campo de visão mais estreito pode tornar mais difícil localizar objetos pequenos ou em movimento (como pássaros) quando você faz a varredura de longe. Esse campo de visão menor também permite uma menor entrada de luz, então as imagens serão ligeiramente mais escuras.

Outros fatores também interferem, como o design da lente ocular, a especificação do “campo de visão” devem ser verificada para obter a imagem real. Esta especificação indica a largura da área que você poderá ver a aproximadamente 1.000 metros de você.

 

Entenda que binóculos com especificações idênticas podem ter campos de visão completamente diferentes (até 27 metros mais largos a 1.000 metros). Portanto, verifique essa especificação sempre que estiver fazendo as comparações finais.

 

Diâmetro da lente objetiva

O diâmetro das lentes objetivas desempenha um papel fundamental na quantidade de luz que seu binóculo pode captar. Dois binóculos que têm exatamente as mesmas especificações, o com lentes objetivas maiores irá capturar mais luz, fornecendo uma imagem mais brilhante. (Binóculo com a ótica de qualidade superior também terá imagens mais brilhantes.)

 

Pupila de saída – “Exit Pupil”

Simplificando, um número maior significa imagens mais brilhantes. Um número mais alto indica melhor visualização em situações de pouca luz e será mais fácil manter uma imagem completa de um objeto se suas mãos se moverem ou tremerem.

O tamanho da pupila de saída é calculado dividindo o diâmetro das lentes objetivas pelo número de ampliação. Um binóculo 8x42, 42 dividido por 8 é igual a um diâmetro de pupila de saída de 5,25 mm. Ele indica o tamanho do feixe de luz que atinge seus olhos, cujas pupilas variam de cerca de 2 mm na luz brilhante a 7 mm na escuridão total.

  • Situações de pouca luz, uma pupila de saída de 5 mm ou mais é boa: Ao amanhecer, anoitecer ou com densa cobertura de árvores, ter uma pupilas de saída maior pode facilitar a visualização.
  • Visualização à luz do dia, o tamanho da pupila de saída é menos importante porque quase todos os binóculos oferecem pupilas de saída que excedem 2 mm.

 

Descanso Ocular – “Eye Relief”

É a distância entre a lente ocular do binóculo e seu olho quando todo o campo de visão está visível. Esta é uma especificação importante se você usar óculos.

 

Se você usa óculos, procure um relevo ocular de 11 mm ou maior.

 

A maioria dos binóculos possuem lentes oculares ajustáveis que permitem defini-los com seu valor máximo de descanso ocular (a especificação indicada). Isso geralmente é feito girando as lentes oculares de borracha. Lembre que você também poderá encurtar essa distância

 

Compreendendo a Ótica do binóculo

Materiais e revestimentos das lentes

É aqui que as tecnologias avançadas (e uma variedade enorme de termos para tentar passar) entram em jogo. A composição do vidro e os revestimentos das lentes que reduzem o reflexo contribuem para determinar a clareza e o brilho de sua imagem. É quando o teste de visualização é fundamental. Isso lhe dirá quais avanços seus olhos podem detectar e, por sua vez, quanto você estará disposto a pagar pela qualidade de imagem que deseja.

 

Modelos de Primas

Os prismas são os elementos ópticos que direcionam a luz da imagem através do binóculo para os olhos. Binóculos de "prisma porro" mais antigos apresentam uma estrutura mais larga na frente que não estão alinhados com as lentes oculares. Os

modelos mais recentes de “prisma roof” têm lentes oculares e lentes objetivas alinhadas. A diferença na aparência não diz nada sobre a qualidade óptica, mas ter “prismas roff” permite que os binóculos sejam menores e mais leves.

 

Recursos de proteção de Binóculo

Binóculo à prova d’água e resistentes a intempéries

Se você for usar seu binóculo em um caiaque, a bordo de um barco ou em uma trilha na chuva, você vai querer um binóculo à prova d'água ou resistentes às intempéries. Esteja ciente que os fabricantes às vezes descrevem qualquer nível de resistência à água como "à prova d'água", embora haja uma distinção:

 

  • Binóculo à prova d'água geralmente usam anéis em O para vedar a umidade. Eles podem sobreviver a uma queda rápida, mas não a uma submersão prolongada. (E a maioria dos binóculos não flutuam.) Binóculos com esse nível de proteção geralmente incluem “à prova d'água” no nome do modelo.
  • Os binóculos resistentes às intempéries (ou à água) não são totalmente à prova d'água. Eles podem lidar com uma chuva leve, mas não com uma chuva forte ou submersão

 

Revestimento de Borracha

Embora não forneça uma proteção contra grandes impactos, um revestimento de borracha ainda é útil para proteger contra pequenos impactos. É um recurso interessante para qualquer binóculo destinado a ser usado em ambientes externos.

 

Binóculo à prova de nevoeiro

O binóculo pode embaçar quando você passa de um ambiente frio para um ambiente quente. Isso não é apenas irritante, mas também pode prejudicar drasticamente se a umidade ficar presa no interior.

Para conter o embaçamento interno, os fabricantes de binóculo purgam o ar de dentro e substituem por nitrogênio, que não tem teor de umidade e, portanto, não condensa. Isso protege contra o embaçamento das superfícies internas da lente, não das externas.

 

Como focalizar seu Binóculo

A maioria dos binóculos tem um controle central que focaliza os dois lados ao mesmo tempo. Eles também incluem um anel de ajuste de “dioptria” para focar um lado independentemente, permitindo compensar as diferenças de visão entre os olhos.

Se você estiver usando óculos, comece rolando as lentes oculares totalmente para baixo antes de começar.

Como focar seu binóculo:

  1. Cubra a lente direita * com uma tampa e focalize nitidamente o controle central em um objeto distante.
  2. Mude a tampa para a lente esquerda * e foque nitidamente o controle de dioptria no mesmo objeto.
  3. Você terminou; deixe a dioptria como está e use o controle central para todas as focalizações.
  4. Se o seu binóculo tiver a dioptria na lente esquerda, inverta o local onde colocou a tampa da lente.

 

Como testar seu Binóculo

Para ter uma sensação de facilidade de foco, como os binóculos são confortáveis em suas mãos e também a sua clareza ótica e brilho, você precisa visitar uma loja onde poderá experimentar vários dos modelos que está considerando.

Se o lojista não tiver um gráfico de teste para visualizar, concentre-se em um objeto detalhado na loja. Preste muita atenção à nitidez e brilho gerais da imagem, bem como à consistência de clareza e brilho de um lado para o outro em seu campo de visão.

Finalmente uma finalização

Agora que você entende um pouco mais sobre um binóculo, entenda suas necessidades e escolha o modelo que melhor se adequa ao que precisa. Comece aos poucos, assim poderá usufruir melhor dessa ferramenta incrível. Agora saia e aproveite!