Barracas

Se você está pensando em comprar uma barraca, seja pela primeira vez ou para fazer um “upgrade” para um modelo mais moderno, nós acreditamos que temos algumas dicas que podem ajudar você a gastar dinheiro de forma mais sábia.

A barraca errada pode tornar sua viagem de camping em uma aventura não-tão-feliz. Por isso, abaixo você vai encontrar algumas dicas práticas e informativas para ajudar você com sua escolha!

 

1. Número de pessoas usando a barraca

Sempre, sempre ignore o conceito de que em uma barraca de quatro pessoas, quatro pessoas dormem dentro. Não é bem assim na prática pois essa medida não leva em consideração os equipamentos que estão com sua equipe!

Se a especificação diz que é uma barraca de quatro pessoas isso significa que quatro indivíduos ficariam bem apertadinhos e sem espaço extra lá dentro, sem espaço para bagagem ou qualquer outra coisa. Então, uma família de quatro pessoas deveria olhar para barracas de 6 pessoas, isso porque assim você terá espaço para guardar as coisas que vocês trouxeram consigo sem ficarem esmagados. Não só isso, mas se o tempo mudar e uma grande chuva começar você vai agradecer pelo espaço extra dentro da barraca – confie em mim.

Pense não somente no espaço para você dormir dentro da barraca como também o espaço para guardar seus equipamentos com você.

É importante pensar também na altura dos adultos que vão usar a barraca – pessoas muito altas vão precisar dormir meio curvadas e acabam ocupando mais espaço. Conheça suas medidas e as medidas da barraca que você está olhando.

Quando falamos de barracas, o tamanho importa.
 

2. Condições onde você usará a barraca

Algumas barracas são melhores para alguns tipos de clima do que outros.

Uma barraca de verão geralmente é feita em material leve, tem muita ventilação e não é estruturalmente muito resistente visto que não haverão muitas ventanias nesse tipo de clima. Já uma barraca de 3 estações (ou seja, que pode ser usada em verão, outono e primavera) será mais focada em sobreviver a chuvas e ventos, também protegendo melhor do frio – estas são as mais populares hoje por serem bastante versáteis.
Invernos pesados não são muito comuns no Brasil, que é mais tropical. Mas se você está pensando em acampar na neve, sua barraca tem de estar apropriada para isso, compre uma barraca de quatro estações!

Se você é mais um campista do “tempo bom”, ou seja, que gosta de ir para o mato só quando o dia está bonito, a sua barraca não precisa ser top de linha, mas é importante lembrar que o céu pode mudar rapidamente e ter uma barraca capaz de aguentar pelo menos uma boa chuva é imprescindível. A maioria das barracas baratas não seguram chuvas fortes sem virarem piscinas.

 

3. Facilidade de uso

Todos nós já vimos em alguma loja aquela barraca fantástica com até divisão de quartos e que cabem até 10 pessoas... Mas quanto tempo os funcionários demoraram para montar ela? Será que precisaram de um pequeno exército para fazer isso? Você precisa considerar este fator ao comprar a sua barraca.
Você não quer passar horas montando sua barraca enquanto todo mundo está ansioso para ir curtir o dia. A facilidade na montagem é imprescindível.

Além disso outro ponto importante tem que ser levado em consideração: quanto maior a barraca, maior o campo necessário para montá-la. Alguns campings simplesmente não tem estrutura para barracas muito grandes, e você precisará buscar um terreno sem pedras, nivelado e sem árvores secas por perto.

 

4. Materiais da barraca

Olhe com calma o material de uso da barraca pois isso pode influenciar na sua escolha. Muitas barracas dizem ser a prova d'água mas a verdade é que as mais baratas não atendem essa expectativa. Boas barracas possuem teciso a prova de rasgos, inclusive.

Já as varetas vem em todo tipo de tamanho e materiais. Certifique-se de que as varetas da barraca que você quer comprar realmente são boas e não vão quebrar no meio de uma aventura, pois isso realmente representa um “game over” no programa.
Além disso, repare nos zíperes da barraca! Esta é uma parte chave e é frequentemente esquecida. Se o zíper falhar, todo o resto falha! Veja se ele corre bem pelos trilhos e se não fica mordendo o tecido da barraca, isso a longo prazo representa problema.

A tela do quarto precisa ser bem resistente e de preferência possuir alguma cobertura de silicone ou algo do tipo, isso ajuda demais a manter a água do lado de fora.

Nunca se esqueça de procurar por opiniões de outros usuários para confirmar as suas observações sobre os materiais empregados no modelo que você está “namorando”.

 

5. Peso

Você terá de carregar esta barraca por grandes distâncias? Você vai a pé ou de carro?

Mesmo se a proposta é usar o carro e acampar próximo dele você precisa ficar atento! Existem barracas muito grandes porém que são extremamente pesadas para carregar. Você vai conseguir fazer isso sozinho? Algumas barracas familiares são TÃO GRANDES que mesmo quando desmontadas e guardadas no pacote não cabem em porta malas de veículos populares.

Já no outro lado, enquanto o peso não é uma grande preocupação quando estamos pensando em acampamentos com o carro, ele se torna um dos pontos principais quando você é quem vai carregar o peso do equipamento por um longo trecho. Sempre verifique o quanto de peso você está disposto de por nas costas!

 

6. Ventilação

Se você nunca dormiu em uma barraca antes talvez você não conheça a sensação sufocante de acordar de manhã com tudo molhado. Sem perceber, você deixou alguns equipamentos tocando a lateral da barraca e isso gerou a tal “condensação”, onde o seu calor entra em choque com a temperatura externa e cria gotículas de água.

Por isso a ventilação é algo altamente importante. Quanto maior o fluxo de vento na barraca, menor a condensação! Então procure por modelos que tenha boa quantidade de tela em vez de tecido e que possua entradas de ar bem posicionadas.

 

7. Extras

O que você está buscando em uma barraca além do que foi listado acima? Se você não sabe, vamos tentar te ajudar:

  • Portas: Duas seria o ideal para permitir versatilidade quando mais de um está na barraca);
  • Janelas: Importante para ventilação – Veja o tópico passado;
  • Bolsos internos: Úteis para manter a organização e achar os itens mais facilmente;
  • Avanço: Ideal para aumentar a proteção contra os elementos e guardar equipamentos extras.

 

8. Preço

Esta é o maior fator decisivo para todos nós. Quanto gastar em uma barraca? Todos nós temos orçamentos diferentes, mas devo deixar claro aqui que qualidade significa maior custo, não dá para fugir disso.

Comprar uma barraca barata vai te custar mais caro a longo prazo, especificamente quando a barraca falhar e acabar com a sua aventura. Mas também eu entendo que poucos de nós podemos gastar pequenas fortunas em abrigos que vamos usar eventualmente.
Algumas vezes as barracas muito, muito baratas o são por uma razão. Antes de comprar, se pergunte “Porque esta barraca é tão barata quando comparada com outras parecidas?”. Talvez a resposta esteja nos materiais, na marca... Ou em tudo.

Outro fator para considerar é que quanto mais intenso o clima onde você pretende acampar, maior é o carinho que você precisa ter na hora de pensar se vale a pena economizar.  Se você vai para um local com neve, a última coisa que quer é ter a barraca destruída durante a noite e morrer de frio, não é?

 

9. Serviço pós-venda

Maravilha, você já decidiu o modelo e está com o orçamento ajustado para comprar a barraca que você queria... Mas e se algo der errado com ela? Será que quando você ligar para o fabricante eles não vão fingir que você não existe?

Por isso que entender a qualidade do serviço pós venda é tão importante. Muitos lugares empurram equipamentos para você mas não estão interessados em te ver de novo depois de pegar seu dinheiro.

Antes de comprar, avalie a política de garantia do fabricante para evitar problemas como esses, bem como histórias de pessoas que tiveram dificuldades com a marca e como foram atendidas.