Comidas Liofilizadas

Você sabe quais sãos diferenças entre alimentos desidratados e liofilizados?

Quando se trata de armazenar alimentos a longo prazo uma dúvida que sempre aparece é: liofilizada ou desidratada?

Ambos podem funcionar como parte de seu armazenamento de alimentos de emergência, mas existem diferenças fundamentais entre os dois que tornam um melhor do que o outro para cada circunstâncias. Cabe a nós mostrar as diferenças para você escolher a melhor opção para você entre desidratados e liofilizados.

VALIDADE 

O teor de umidade desempenha um enorme impacto no prazo de validade. Quanto mais umidade, menor será o tempo de duração. Com isso em mente, vamos comparar o teor de umidade dos alimentos desidratados e liofilizados.

  • Alimentos desidratados podem perder até 95% de umidade: No entanto, os alimentos desidratados feitos em casa  podem remover apenas 70% da água dos alimentos, deixando-os com uma vida útil de apenas um ano, em média. No entanto, a maioria dos alimentos desidratados possuem uma vida útil ainda maior, podendo chegar até 15 anos.
  • Alimentos liofilizados, por outro lado, são muito mais adequados para armazenamento a longo prazo: Livrar-se de 98 a 99% da umidade dá aos alimentos liofilizados uma vida útil muito mais longa, existem algumas marcas que chegam aos incríveis 25 anos de validade!

Embora ambos alimentos (desidratados e liofilizados) possam ter uma longa vida útil, os alimentos liofilizados são definitivamente superiores quando se trata de armazenamento a longo prazo. Em ambos os casos, no entanto, as temperaturas mais baixas ajudam a prolongar a vida útil. Recomendamos armazenar sua comida em temperaturas abaixo 21 graus Celsius.

PREPARAÇÃO

Preparar sua comida em um ambiente difícil pode ser um desafio, então vamos investigar como estes alimentos são preparados e qual dos dois tem mais praticidade à nós, aventureiros e sobrevivencialistas.

  • Refeições liofilizadas podem ser preparadas facilmente. Como tudo é pré-cozido, tudo o que você precisa fazer é adicionar água, esperar alguns minutos e sua comida está pronta! O melhor de tudo é que a comida tem - quase - o mesmo gosto do dia em que foi feita (o que pode muito bem ter sido há 25 anos).
     
  • A comida desidratada exige mais tempo e recursos para ser preparada. Em vez de deixar sua comida encharcar por alguns minutos, ela precisa ser cozida - fervida, até - sendo capaz de se reidratar o suficiente para se tornar a comida que costumava ser. Isso pode levar até 20 minutos, dependendo da comida. Embora não seja um grande problema, pode fazer uma grande diferença se você estiver com pressa ou com combustível restrito.


NUTRIÇÃO

De acordo com um professor de ciência alimentar da UC-Davis, os alimentos liofilizados mantêm a maior parte de seus nutrientes ao longo do processo e, uma vez reidratados, são muito semelhantes em valor nutricional à sua contraparte fresca. Isto está em contraste com os alimentos desidratados que, embora a maioria dos nutrientes permaneça, apenas cerca de 50% - 60% dos nutrientes originais são deixados. Em alimentos liofilizados, há cerca de 97% de nutrientes retidos. Nesta área, comida liofilizada sai ganhando.

GOSTO

O sabor é importante na sua comida. Se não é bom, por que você ainda quer comer? O impacto moral que uma boa refeição pode causar é realmente importante na ação de manter você focado e satisfeito. Felizmente, os alimentos liofilizados e desidratados têm um ótimo sabor, mas há uma diferença na maneira como cada um é fabricado e que faz um sabor ser melhor que o outro.

De acordo com a Wild Backpacker (site referência em trekking), o sabor do alimento liofilizado é essencialmente mantido na comida pois o processo de fabricação envolve muito pouco calor. Isso permite que a comida matenha o sabor, a textura original e protege os aromas naturais. É por isso que muitos acreditam que o alimento liofilizado tem um gosto melhor do que o alimento desidratado, que usa calor com o fim de perder a umidade, perdendo assim o sabor, a textura original e o cheiro.

PESO

Se você pretende manter sua comida na despensa ou como armazenamento de comida de emergência até ser utilizada, o peso não será realmente um problema. No entanto, alimentos desidratados e liofilizados são opções deliciosas para se carregar na mochila e te manter abastecido durante acampamentos, trilhas e expedições.

Alimentos desidratados são mais pesados que os alimentos liofilizados, então se você planeja levar consigo um desses tipos de alimentos em uma caminhada, a comida liofilizada é a melhor opção em termos de peso leve. Se você está pensando em fazer uma refeição com a comida, certifique-se de levar água suficiente ou ter acesso a ela, assim podendo reidratar suas refeições. Muitos alimentos liofilizados, como frutas, vegetais e até carnes, podem ser comidos sem reidratá-los, tornando-os uma opção leve e agradável em lanches.

CONCLUSÃO

Os avanços tecnológicos em comidas práticas e de longa duração são notáveis, garantindo a nós, aventureiros e sobrevivencialistas, alimentos que não só vão nos nutrir como manter o moral elevado em situações de emergência e especialmente em aventuras difíceis.

Em nossa análise é fácil perceber que a comida liofilizada tem vantagem bem destacada em relação à comida desidratada, contudo nossa recomendação é simples: prove. Sim, prove! Mesmo com todas estas questões descritas aqui no texto você pode acabar não gostando do sabor ou da forma de preparo, e é melhor descobrir isso em casa do que no meio de uma jornada.

Alimentos práticos sempre foram alvo de debate nas mais diferentes áreas da humanidade, especialmente porque a qualidade deles depende muito da adaptação de quem vai os consumir, então apesar da comida liofilizada ser eleita como superior na nossa análise, nada supera uma colherada cheia para você provar!

Até.

Texto traduzido e adaptado do blog Be Prepared.