Redes

OS BENEFÍCIOS DE ACAMPAR COM REDE

 

Quando pensamos em acampar, que imagem vem à mente? Provavelmente uma barraca, certo? Barracas e viagens de acampamento estão intimamente ligadas.

Mas recentemente essa imagem começou a mudar, já que uma nova alternativa vem ganhando espaço nesse meio: as redes.

Não, não estamos falando daquela rede do quintal de casa ou que a que vemos em hotéis e resorts.

Em vez disso, uma rede feita especialmente para dormir.

Tais redes são muito comuns na América Central e do Sul já há muito tempo, mas agora estão passando por inúmeros avanços em questões de design e materiais, e tornando-se cada vez mais populares entre campistas e mochileiros do mundo todo.

Por quê? Porque as redes de camping oferecem inúmeras vantagens:

Mais conforto. Dizer adeus a dormir em cima em rochas, raízes, lama, insetos, e terrenos inclinados ou irregulares, as redes permitem estar acima de tudo. Para aprender a dormir confortavelmente em uma rede é preciso um pouco de técnica e prática, mas uma vez que  pegar o jeito não vai querer mais saber de outra coisa. É comum ouvir as pessoas dizendo que tiveram a melhor noite de sono ao ar livre quando dormiram em uma rede. Alguns até preferem sua rede à sua cama em casa. Então, se quiser continuar seu caminho pela manhã se sentindo renovado, e voltar para casa rejuvenescido em vez de exausto, tente acampar com uma rede.

Mais versatilidade: As redes oferecem mais liberdade de locação quando se trata de recuperar suas forças à noite: amarre a rede entre árvores e pedras, abaixo de um cais, sobre um riacho, sobre uma colina, ao lado de uma cachoeira. Além disso, uma rede faz o dobro do dever em suas viagens - não só servindo como uma cama, mas como uma cadeira e uma espreguiçadeira. Tire um cochilo, leia e relaxe em sua rede durante o dia. E é claro que pode servir ao mesmo propósito quando chegar em casa; enquanto uma barraca fica no seu porão entre as viagens, pode usar sua rede o tempo todo com finalidade de relaxar no quintal (ou até mesmo dentro de casa).

Fácil de montar: Nem toda rede de acampamento é mais fácil de montar do que uma barraca (dependendo da rede e da barraca comparadas), mas muitas são definitivamente super-rápidas. A rede ADVENTURE da KAMPA, por exemplo, pode ficar pronta em apenas 2 minutos. Sem precisar ficar lutando com varetas e espeques.

Leve e economiza espaço: Algumas redes de acampamento incluem um sobreteto e um mosquiteiro e ainda pesam menos de 1,3 kg. É tão confortável que poderá até esquecer o travesseiro e o saco de dormir que usaria para dormir confortavelmente em sua barraca. A melhor coisa sobre redes de camping é poder dividir ela em componentes individuais e levar apenas as partes que você precisa. Se estiver acampando em uma área quente e livre de insetos e em uma noite clara, por exemplo, tudo o que você precisará é de uma rede estilo a REDE HAMMOCK PRO SINGLE da Sea to Summit, que pesa apenas 155g, além de ser super compacta.

Experiência: Alguns aventureiros famosos, que não são muitos fãs de barraca de camping, acreditam que trocar um telhado robusto de casa por um telhado mais fino na floresta não é estar imerso em uma aventura outdoor. Se o seu objetivo com o acampamento é aproveitar o máximo da natureza, dormir em uma rede torna-se o melhor caminho. Poder sentir uma brisa suave no rosto ao se embalar, adormecer enquanto observa as estrelas e abrir os olhos para o céu. Se a previsão for de chuva ou se quiser dormir após o nascer do sol, basta usar uma tenda de proteção.

 

Qualidade: Muitas redes possuem materiais super resistentes e uma construção super reforçada. Elas são consideradas tão robustas quanto muitas barracas de alta qualidade no mercado. A rede REDE HAMMOCK PRO DOUBLE da Sea To Summit, por exemplo, é fabricada em Nylon Ripstop macio, fio de alta resistência à tração, e consturas reforçadas e fivelas de aço de alta resistência.

 

CONSIDERAÇÕES PARA O USO DE REDES NO SEU ACAMPAMENTO

Embora as redes de camping possam ser divertidas, relaxantes, confortáveis, versáteis, convenientes e acessíveis, elas também tem suas próprias desvantagens e considerações para se ter em mente:

1) Isolamento térmico. Redes são uma dádiva em áreas quentes e úmidas onde a circulação extra de ar torna o acampamento ao ar livre muito agradável. Mas quando as temperaturas caírem abaixo de 21 ° C, você começará a sentir os efeitos da perda de calor por convecção conhecida como Síndrome da Bunda Fria (hahaha). Por isso o uso de um isolante térmico pode auxiliar nesses momentos.

Isolantes térmicos (de espuma ou auto-inflável) funcionam muito bem. 

Outra opção popular para mantê-lo aquecido por baixo são esses cobertores acolchoachos. Entretanto, este item não é muito popular no Brasil devido suas condições climáticas.

Em noites quentes de verão, você pode utilizar um pequeno saco de dormir como cobertor e regular sua temperatura.

2) Dormir na diagonal: Ao invés de dormir no mesmo sentido da rede (que é a primeira posição que vem à mente, com os pés em direção a um punho e a cabeça ao outro), tente dormir na diagonal, um ângulo de mais ou menos 30 graus, como mostra a figura abaixo. 

Estamos acostumados a dormir na maioria das vezes em uma cama com a coluna reta, se ao dormir na rede curvamos a coluna como uma banana é fato que iremos acordar com dores.
Quando deitamos na rede na posição diagonal o corpo e coluna ficam planos, como numa cama e a elasticidade do tecido ainda absorve as diferenças do corpo (traseiro, cintura, costas), tornando-se muito mais confortável, que dormir no chão, onde é o corpo que absorve as irregularidades do piso.

O ideal para conseguir deitar nesta posição é que a rede esteja armada no formato de meia lua, similar a imagem:

 

3) Proteja-se contra os insetos: Quando os insetos (mosquitos, mariposas, mosquitos, moscas, etc) são um problema, você vai precisar de um mosquiteiro, o Bug Stop da Kampa é uma ótima opção nestes casos.

Alguns modelos de redes já acompanham mosquiteiros, como por exemplo, o modelo Harpia da NTK.

 

4) Proteja-se da chuva: Uma lona básica é mais que suficiente e poderá proteger você da chuva e do vento. Porém no mercado existem diversos modelos de tendas que servem para cumprir essa função muito bem.  Um exemplo bem técnico é a TENDA HAMMOCK ULTRALIGHT da Sea to Summit, que oferece proteção para acampamentos em bivaque (podendo ser utilizado com auxílio do bastão de caminhada) ou de redes (podendo ser utilizado como a figura abaixo).

 

5) Pratique: Grande parte do seu conforto em uma rede se resume a quão bem você a pendura e atinge a quantidade perfeita de afundamento, e isso se resume a uma combinação de altura, ângulo e a distância entre seus pontos de ancoragem. Pode demorar algumas tentativas para descobrir a posição ideal, mas quando conseguir, a noite será uma de suas partes favoritas!